Tô gastando muito?

Atualizado: Mar 30

Olá! Aqui é o João, tudo bom? Eu espero que sim 😊 Pronto para aprender um pouco de finanças?


Hoje quero introduzi-lo a este tema tão odiado e ignorado por muitos, mas que quando levado a sério consegue te gerar muita estabilidade e tranquilidade - os gastos 😲


Vamos lá? Pegue um cafézinho (sem açúcar hein 🙄) e vamos começar:

Primeiro de tudo, quero que saiba que aqui irei te trazer relatórios com conceitos financeiros que são muito úteis para se aplicar tanto a negócios como em sua própria vida!


Mas calma, não vou deixar essa série entediante! Óbvio você também não irá virar nenhum analista com esses conhecimentos - mas sempre podemos agregar um pouquinho, não é mesmo? 😊


O que quero de verdade é que por meio destes relatórios você possa entender melhor sobre como uma empresa realmente funciona, entender melhor suas métricas, saber analisar seus múltiplos e kpi's - e quem sabe não acabar incorporando esse controle para sua própria vida?


Você sabe me dizer qual é o seu gasto anual com P&D? Quais seus gastos fixos e variáveis? Qual seu fluxo de caixa livre? Você investiria em você mesmo?


Algum desses termos te assustou, ou gerou alguma "duvidazinha"? Ou tem interesse em entender melhor a empresa que trabalha? Ou até mesmo quer melhorar a sua estabilidade financeira, ou da sua empresa. É exatamente com você que quero conversar! Vai me dar essa chance?


Nesse primeiro papo quero conversar com você um pouco sobre planejamento de gastos - também conhecido como "budget". Você sabe como ele é calculado? E você o aplica em sua vida pessoal?


Para quem está perdido, vamos começar nos situando.


Budget é um instrumento importantíssimo em uma empresa. Como já disse antes, ele se refere ao planejamento de gastos - ou seja, o quanto você pode gastar com cada coisa.


E como criamos o planejamento, ou melhor, como que sabemos quanto podemos gastar com cada coisa?


Bom, primeiro você tem que saber o quanto você gasta atualmente com cada coisa. Imagina que você pega uma planilha e anota ao final de todo dia quais foram seus gastos.


Depois de alguns meses, você começa a perceber que alguns desses gastos são fixos, nunca variam - conta de energia, luz e internet, por exemplo. Então, como você é uma pessoa muito criativa, decide dar uma categoria a esses gastos: gastos fixos


Como eles estão sempre se repetindo, eles são muito previsíveis e normalmente indispensáveis - por mais que às vezes você tenha vontade de sair da internet 😂


Você também percebe alguns gastos que variam quase todo mês, mas estão sempre presentes lá - como o tanto que se gasta em mercados, lojas, livrarias...


Esses gastos se referem ao seu padrão de vida, e embora pareçam possíveis de serem cortados, iriam te prejudicar muito - é extremamente difícil reduzir o padrão de vida, principalmente sem uma forte motivação para isso.


É bom que dentro do seu padrão de vida ainda haja uma certa ramificação, afinal você não deve simplesmente cortar o dinheiro da sua alimentação para comprar roupas.


Ao lado desses gastos temos alguns outros que variam pontualmente. Por exemplo, em alguns meses - como dezembro com as festas -, seus gastos com presentes e eventos aumentam, porém você sabe que nos outros meses esses gastos voltarão ao normal - pelo menos deveriam 😂


E por fim, os que todos adoram, os luxos. Esses são aqueles gastos que não tem sentido nenhum, a não ser para satisfazer o próprio ego. Entre alguns exemplos temos compras de relógios de marca, bolsas e sapatos caríssimos, viagens internacionais de primeira classe, carros e casas extremamente luxosos - quem não ficou impressionado com aquela casa do Guttavo Lima, fala a verdade, alguém realmente precisa daquilo?? 🤔


Enfim, assim como nós temos todos esses tipos de gastos, as empresas também!

Mas, diferente da vida da maioria das pessoas, as empresas sérias buscam sempre o controle deles. Todo mundo gosta de gastar, o problema é fazer isso sem controle algum.


Para isso que temos o "budget" - um limite do quanto eu posso gastar com cada categoria. Ao tomar esse controle, não só a empresa consegue alocar melhor seus recursos, como também analisar sua própria saúde financeira! - Do que adianta ganhar 50 mil por mês se só no seus gastos fixos você excedem esse valor?


Tanto para as empresas como para as pessoas, os gastos devem estar sempre abaixo das receitas, para que o seu patrimônio possa sempre crescer sustentavelmente - faz sentido, não faz?


Antes de focar em receita e renda, é muito importante saber como esses recursos estão sendo alocados. Te garanto que uma empresa - ou uma pessoa - que retorna para si mesma pelo menos 10% de sua renda, irá crescer de maneira muito mais sustentável que outra que consome tudo o que recebe.


E como são construídos os budgets?


Não há uma regra única, mas normalmente é feito baseado em históricos + projeções.


Empresas bem gerenciadas realizam uma análise séria sobre seus gastos, conseguindo isolar situações pontuais que não irão se repetir, programar gastos recorrentes e incluir devidamente seus projetos futuros.


É claro que budget são uma projeção, então diferenças devem ocorrer, mas uma empresa séria com o seu controle de gastos, normalmente gera bons resultados.


Se eu puder dar um conselho, é para que você também anote sempre que possível seus gastos. Talvez não seja necessário criar um budget próprio, porém é sempre bom ter ciência das suas próprias despesas, além de facilitar um controle, se preciso 😉


- Aplicando esse conceito aos investimentos:


Ao analisar uma empresa, sempre se atente, além dos lucros gerados, a "saúde" desses lucros. Os lucros de hoje se bem aplicados gerarão mais lucros no futuro.


Busque empresas que buscam sempre reduzir seus gastos sem abrir mão de se renovarem, que invistam um valor considerável em pesquisa e desenvolvimento (P&D) - mesmo porque um crescimento sustentável vale muito mais que um retorno imediato.


Por fim, lembre-se que os gastos dizem muito sobre os hábitos, e nas palavras de Frederick Matthias Alexander:


“As pessoas não decidem seu futuro, elas decidem seus hábitos, e seus hábitos decidem seu futuro”

Um abraço,

Até amanhã!

0 comentário

Dúvidas e sugestões

E aí? Viu algo que a gente pode melhorar? Ou gostaria de sugerir algum outro tema para trazermos relatórios?

 

Então nos mande uma mensagem!

 

Ficaremos muito feliz com o seu feedback 😄

Ou se preferir, nos envie um email:

Também estamos nas

redes sociais!

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • Twitter

© 2021 by Kokka
Criada com carinho para você