Pra que serve o Power Bi?

Atualizado: Abr 5

Olá! Aqui é o João, tudo bem? Espero que sim 😊


Deixe eu te fazer algumas perguntas... Você já conhece o Power Bi? Sabe qual sua finalidade e quais as principais diferenças entre ele e o famoso Excel?


Olha, te garanto que depois que aprender a usá-lo, suas análises nunca mais serão as mesmas! Se interessou?


Então vamos lá! Hoje vou falar sobre este fantástico software, além de exemplificar algumas situações em que ele pode ser aplicado.


Vamos lá? Pegue um cafézinho (sem açúcar hein 🙄) e vamos aprender!




Antes de darmos início, é preciso deixar algo claro: o Power Bi é uma ferramenta de análise. Evite compará-lo com o Excel ou qualquer outro software semelhante, ou melhor, se quiser compará-lo, compare-o com uma "tabela dinâmica". Sim, ele se assemelha muito a uma tabela dinâmica como as que vemos no Excel.


Você deve estar se questionando ''por que vou aprender a utilizar esse software se posso fazer exatamente os mesmos comandos no próprio Excel?''.


Calma... Não é bem assim!


Embora ele se pareça com uma tabela dinâmica, possui suas propriedades únicas, inclusive citarei algumas delas abaixo para que você compreenda melhor:


- A primeira característica é que o Power Bi funciona muito bem com relações entre tabelas de dados, ou seja, você não precisa concentrar todos os dados que quer analisar em uma só tabela - diferente de uma tabela dinâmica no Excel.


- Diferentemente do Excel, que possui um limite, o Power Bi tem incorporado consigo um sistema bem mais "parrudo", o que permite a melhor análise de dados de tabelas gigantescas sem que o tempo de resposta seja reduzido.


- Além disso, os relatórios, uma vez criados, são publicados de forma online, sendo necessário apenas o compartilhamento via e-mail para que os usuários tenham acesso a seu relatório - não é mais necessário o compartilhamento de arquivos ''pesados'' que se quer conseguimos enviar pelo e-mail.


- Por fim, e, para mim, a melhor funcionalidade desta ferramenta: possibilidade de análise de seus dados pelo Excel! - Além de conseguir estruturar várias tabelas em uma só e publicar um relatório online, os usuários ainda podem transformar o relatório em um arquivo de Excel para realizar suas análises!


Não entendeu? Calma, vou te explicar cada um destes pontos melhor.


Primeiramente, se não recorda-se das tabelas dinâmicas, na nossa sessão de Excel, você encontrará vários relatórios sobre elas.


Caso já tenha trabalhado com elas, você deve ter percebido que não há uma maneira rápida de incorporar dados de outra tabela em uma análise, correto?


Mas isso não é um problema para o Power Bi! Ele facilmente estrutura as relações entre as tabelas, e te oferece amplas maneiras de visualização de dados.


Sério, tem muitas maneiras, olhe essa imagem:



Cada ícone é uma forma de visualizar seus dados - e ainda há a opção de baixar ou comprar outras visualizações criadas pela comunidade!


Ele também é um software otimizado para grandes volumes de dados, realizando análises rápidas de uma quantidade assombrosa de dados - enquanto o Excel se limita a 1 milhão e 48 mil linhas, o Power Bi consegue lidar fácil com valores muito maiores a esse!


Isso se deve a forma com que os dados são manejados - No Power Bi os dados são inalteráveis, então fazer aquelas "adaptações" de forma direta na base de dados para retirar o erro do relatório não rola aqui...


Ademais o arquivo que cria o relatório não precisa ser compartilhado, a Microsoft já realiza isso para você! (Embora cobre uma assinatura para isso...)


Os relatórios são postados online, e, caso queira, todos da sua organização podem acessá-los! Isso facilita muito na atualização, pois você só precisa clicar em um botão e todos acessarão apenas o relatório atualizado.


Por fim, para encerrarmos com a melhor propriedade: todo relatório uma vez publicado pode servir como fonte de dados para alimentar um arquivo de Excel. Assim você tem acesso à todas as informações do relatório criado e postado, podendo analisá-lo da maneira que achar melhor - E quando o relatório online for atualizado, seu arquivo criado de análise no Excel também será! Fala a verdade, isso é genial!


Bom, se você tem interesse por análise e trabalha com Excel, tenho certeza que já está ansioso para aprender, né? Então não perca mais tempo, acompanhe os nossos relatórios dessa ferramenta de análise maravilhosa e comece agora mesmo suas análises!


Um abraço,

E nos vemos na primeira aula!

0 comentário